O que é Medicina Integrativa

Atualizado: 2 de abr. de 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade. Esse é o objetivo da Medicina Integrativa, proporcionar um tratamento multifatorial.

Esta nova abordagem da medicina surgiu nos Estados Unidos nos anos 80, se espalhou pelo mundo e ganhou status de especialidade na América do Norte e em boa parte da Europa. Na última década cresceu significativamente no Brasil.

A medicina integrativa, como o nomenclatura sugere, leva em conta todos os aspectos do ser humano - corpo, mente e espírito, buscando melhorar a saúde e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas.

Miramos na manutenção da saúde atuando de forma preventiva e não aguardando passivamente a doença se instalar para então tratar.

Os órgãos e sistemas do corpo estão intimamente integrados, de forma que o desequilíbrio em algum deles, frequentemente, acarreta consequências danosas aos outros.

Esta abordagem da medicina analisa as doenças em sua raíz, interpretando os sinais e sintomas apresentados, para descobrir as suas causas.

Para tal, é necessário conhecer a fundo o paciente, pois é comum que doenças, ganho de peso, insônia e muitos outros problemas estejam ligados ao estilo de vida e ao estado emocional.

Usamos conhecimentos da medicina tradicional, integrativa, e ortomolecular , reconhecidos cientificamente, que combinados, otimizam o tratamento.

As consultas são detalhadas e os tratamentos indicados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.