top of page

AÇUCAR - O vilão fantasiado de mocinho

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Apesar de sua aparência inocente, essa guloseima altamente viciante, está na gênese de diversas doenças crônicas da atualidade, não podendo mais ser tratado como um mero desencadeador da Diabetes.


Seu consumo indiscriminado, comprovadamente, leva a repercussões metabólicas negativas.

Sendo um carboidrato de rápida absorção, chega ao cérebro rapidamente liberando um neurotransmissor cerebral relacionado ao bem estar, tendo uma ação semelhante à drogas estimulantes como a cocaína, segundo estudo realizado pela UCLA em 2012.


A verdade é que boa parte da população está viciada em açúcar. Muitos nem sabem, outros sabem mas não admitem. Independente disso, classificar o açúcar como ingrediente alimentar em vez de um poderoso agente químico está custando caro à saúde de todos.

Ele está presente em boa parte dos itens da alimentação moderna, de crianças e de adultos. Ser socialmente aceito consumir muitos doces , e do açúcar estar frequentemente inserido em ocasiões comemorativas, desvia nosso foco de uma necessária reflexão sobre este hábito, que muitas vezes é estimulado ainda na infância quando as crianças o recebem em "retribuição" à algum bom comportamento.


Apenas faço o alerta porque temos abundância de oferta desse tipo de alimento rico em açúcar. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo dessa substância não ultrapasse os 5% do valor energético diário, o equivalente a 25 gramas.


No entanto, uma única lata de refrigerante conta com 40 gramas de açúcar. Ao consumir essa bebida, outros itens açucarados costumam acompanhar, aumentando ainda mais essa taxa.


É por isso que precisamos ser vigilantes em relação à nossa alimentação. Quando aceitamos tudo o que nos é colocado sem uma reflexão podemos acabar vítimas dos nossos próprios desejos.






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page